Home » PALAVRA DO PRESIDENTE

PALAVRA DO PRESIDENTE

Por: Miguel Abrão Neto;

Iniciamos 2016 com muitas interrogações na política e na economia. De concreto, na prática, estamos sentindo no bolso as consequências financeiras dos chamados “ajustes fiscais” feitos pelo governo no ano passado.

O IBGE divulgou que a inflação de 2015 ficou em 10,67%, a maior desde 2002.

Assim, não é preciso ser especialista para detectar que este, com certeza, não será um ano fácil para os brasileiros.
Apesar dessa realidade o SAAESP já está iniciando os preparativos para a Campanha Salarial de 2016. Certamente haverá maiores dificuldades nas negociações, mas o importante é não esmorecer, é seguir em frente e defender os interesses da categoria.

Portanto, torna-se ainda mais salutar a mobilização de todos os Auxiliares de Administração Escolar. A união de esforços fortalecerá as ações através do SAAESP, a luta pela conquista de benefícios para a categoria.

Palavra do Presidente

Por: Miguel Abrão Neto;

Implacável aos acontecimentos, o tempo não para. E eis que lá se foi o primeiro semestre de 2019 sem que tenham sido equacionadas, do ponto de vista de política e economia no nosso país, muitas questões que causam impactos na vida dos trabalhadores e das famílias brasileiras.

Foi mais um período de árduo embate por parte do SAAESP para atingir os objetivos a que se propõe na defesa dos interesses e dos direitos trabalhistas dos Auxiliares de Administração Escolar de São Paulo.

Uma vez mais foi possível colher os bons resultados do enorme esforço do SAAESP pela data base em março, tanto para o ensino básico, quanto para o ensino superior; pois só foram garantidas as cláusulas definidas na Convenção Coletiva de Trabalho 2019/2021, após inúmeras e difíceis negociações com os patrões.

A reforma trabalhista objeto da Lei 13.467 sancionada em 13/7/2017 que entrou em vigor a partir de novembro do mesmo ano, infelizmente não conseguiu diminuir o desemprego e, além disso, continua implicando em diversas consequências que ainda abalam os trabalhadores. Mas, o SAAESP, a exemplo de outras organizações sindicais, está atento e engajado na luta em defesa dos seus direitos, Auxiliar de Administração Escolar. Por exemplo, em maio p.p., o STF decidiu que grávidas e lactantes não poderão exercer atividades insalubres; alterando, portanto, o que estava previsto na reforma trabalhista.

Também engajado na luta pela Educação, o SAAESP apoiou as manifestações democráticas e, atendendo convocação da CNTEEC, participou do protesto contra o contingenciamento de verba da Educação, realizado em 15 de maio último em todo o país.

O foco agora é, sem dúvida, a reforma da previdência que, no momento, está em trâmite na Câmara de Deputados. E é importantíssimo que você Auxiliar de Administração Escolar se engaje nessa luta e participe ativamente, através do seu sindicato.

O governo brasileiro está confiante de que o acordo entre Mercosul e União Europeia anunciado em 28 de junho de 2019 “propiciará um incremento de competitividade da economia do Brasil e que a redução de barreiras, a transparência de regras e a maior segurança jurídica facilitarão a inserção do nosso país nas cadeias globais de valor, com geração de mais investimentos, emprego e renda”. Tomara que isso se concretize!

O SAAESP continua e continuará na luta por você, Auxiliar de Administração Escolar de São Paulo. Aliás, você que acompanha as ações do seu sindicato, sabe disso. E você companheiro que ainda não se deu conta de que é o SAAESP quem “briga” pelo seu salário e outros direitos, entre em contato conosco, venha conhecer nosso trabalho e os benefícios oferecidos.