Home » Artigos SAAESP » Negociação 2022 – Ensino Superior – Novas Informações

Negociação 2022 – Ensino Superior – Novas Informações

Iniciada mais de 5 meses atrás, a negociação do SAAESP (através da FEPAAE) com o Sindicato que representa as Mantenedoras de Instituições de Ensino Superior (SEMESP) prossegue com muitas dificuldades.

A FEPAAE apresentou nova proposta, pleiteando (i) a reposição da inflação de 2021/22 com o reajuste de 10,57% em 3 parcelas, (ii) a manutenção das cláusulas sociais que possuem conquistas históricas dos trabalhadores e (iii) a revisão do texto de algumas cláusulas específicas, adequando-as ao momento atual, depois que for celebrada a nova CCT.

O SEMESP apresentou nova contraproposta, oferecendo reajustes salariais escalonados de acordo com faixas salariais diversas, um abono de 45% e a revisão de algumas cláusulas da atual CCT, dentre elas a cláusula que garante o direito a bolsas de estudos integrais.

Os sindicatos da base da FEPAAE seguem analisando tal proposta e deverão responder ao SEMESP nos próximos dias. De qualquer forma, reiteram a sua disposição em seguir negociando, especialmente para encontrar uma forma de reposição da inflação apurada, que tanto dano causa ao poder de compra dos trabalhadores.

O cenário é preocupante, especialmente diante do crescimento da inflação ao longo de 2022. Por isto, a pressão dos trabalhadores em seus respectivos locais de trabalho é fundamental para o sucesso do SAAESP (junto com a FEPAAE) na negociação em curso.

As negociações continuam e a próxima reunião ocorrerá no dia 04/08/2022.

Por fim, informamos que todas as cláusulas da última CCT estão mantidas, por mútua vontade das partes negociantes, até o dia 01/09/2022.

DIRETORIA – SAAESP