Home » Destaque » IBGE: desemprego bate recorde na pandemia, em setembro, e atinge 14 milhões de brasileiros

IBGE: desemprego bate recorde na pandemia, em setembro, e atinge 14 milhões de brasileiros

O desemprego no Brasil bateu recorde atingindo 14 milhões de pessoas na quarta semana de setembro, segundo a PNAD COVID19, divulgada dia 16 de outubro pelo IBGE. Foi o maior número de desempregados verificado desde o início da pesquisa semanal na primeira semana de maio, quando 9,8 milhões de trabalhadores estavam desempregados.

Em cinco meses, mais de 4 milhões de brasileiros entraram para a fila do desemprego diante da pandemia da Covid-19. Entre a primeira semana de maio e a penúltima de setembro, o número de desempregados no país aumentou em 43%. Na comparação com a terceira semana de setembro, o número de desempregados cresceu em cerca de 700 mil.

A taxa de desocupação passou de 10,5% na primeira semana de maio para 14,4% na terceira semana de setembro (20-26). Segundo o IBGE, esta é a última divulgação da PNAD COVID19 semanal. A última pesquisa mensal do IBGE foi em julho, quando registrou taxa recorde de 13,8%, com mais de 13,1 milhões de brasileiros.

Com a flexibilização das medidas de distanciamento social e a retomada das atividades econômicas, somada ao fim do auxílio emergencial, economistas alertam que sem investimentos públicos e programas de geração de emprego e renda o número de desempregados no final do ano será ainda maior.

A população ocupada ficou em 83 milhões (48,7%) na penúltima semana de setembro. Na primeira semana de maio (49,4%), esse contingente era de cerca de 83,9 milhões. O menor contingente de ocupados havia sido registrado na primeira semana de julho, com 81,1 milhões de trabalhadores.

A população fora da força de trabalho (que não estava trabalhando nem procurava por trabalho) era de 73,4 milhões de pessoas, mantendo-se estável frente à semana anterior (73,6 milhões) e à semana de 3 a 9 de maio (76,2 milhões). Segundo o IBGE, nessa população, 25,6 milhões de pessoas (ou 34,8% da população fora da força de trabalho) disseram que gostariam de trabalhar.

O levantamento foi feito entre os dias 20 e 26 de setembro por meio da Pnad Covid19, versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua realizada com apoio do Ministério da Saúde para identificar os impactos da pandemia no mercado de trabalho e para quantificar as pessoas com sintomas associados à síndrome gripal no Brasil.