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Ideb: Avaliação do ensino médio brasileiro melhora, mas segue distante da meta

Ideb é a sigla para índice de Desenvolvimento da Educação Básica, feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Ele avalia a evolução da aprendizagem no país, com base no desempenho dos alunos em português e matemática. O objetivo é levar o Brasil a atingir a mesma média de conteúdo de alunos de países desenvolvidos (OCDE). Em uma escala de 0 a 10, a meta é chegar a 6 na média geral, tanto em escolas públicas quanto particulares.

O MEC divulgou os dados do Ideb 2019, no último dia 15 de setembro. Entre os principais pontos está a qualidade do ensino. No caso do ensino médio, estudantes não alcançaram nível esperado.

Entre 2005 e 2017, o Ideb do ensino médio brasileiro cresceu 0,4 pontos, subindo de 3,4 para 3,8 pontos. Já em 2019, o indicador alcançou 4,2 pontos, a maior evolução da edição, após quatro anos de estabilidade.

Esse aumento no indicador do ensino médio aconteceu em função da melhora nas taxas de aprovação e nos resultados da avaliação desta etapa de ensino no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). A etapa conta com 28,8 mil escolas pelo país e a maioria das 7,5 milhões de matrículas se encontra na rede estadual. Apesar do resultado positivo, a meta de 5 pontos prevista para o ano não foi atingida. Houve uma variação de 1,4 pontos entre os piores e os melhores resultados.

No ensino fundamental a situação também é preocupante nos anos finais do ensino fundamental, etapa em que o país tampouco atingiu a meta de qualidade esperada pelo Ideb. O indicador foi de 4,7 na edição anterior para 4,9 em 2019, sem chegar à meta de 5,2.

Assim como nas edições anteriores, o Brasil só consegue atingir os objetivos do Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental. Para esta etapa de ensino, a meta para 2019 era de 5,7, e o país chegou a 5,9.