Home » Notícias » Sobe para 13,1% em julho a taxa de desocupação no brasil, aponta IBGE

Sobe para 13,1% em julho a taxa de desocupação no brasil, aponta IBGE

Volta a subir a taxa de desocupação em julho, no país, atingindo 13,1% e, segundo o IBGE, a tendência é piorar. Esse resultado foi influenciado não só pelo fechamento de mais postos de trabalho, como também, pela maior procura por emprego por quem foi demitido, segundo dados da PNAD Covid-19, divulgados em 20 de agosto de 2020. Esse índice é o maior desde maio, início da pesquisa.

Para os pesquisadores à medida que novas etapas vão se consolidando na flexibilização do distanciamento social e no maior controle das curvas de contágio do Coronavirus, é possível que mais pessoas saiam a procura de emprego, porém, muitas não encontrarão vaga por causa do baixo dinamismo da economia; razão pela qual há tendência em perdurar, nos próximos meses, alta taxa de desocupação.

Por outro lado, também é apontada para os próximos meses a expectativa de que haja uma recomposição da ocupação por meio dos informais.

Ao todo, segundo os dados ora divulgados pelo IBGE, 12,3 milhões de brasileiros são considerados desempregados, ou seja, procuram emprego e não têm.