Home » Notícias » Previsto, novamente, queda no PIB em 2020

Previsto, novamente, queda no PIB em 2020

A crise política no país e os efeitos do novo coronavírus sobre a economia brasileira ─ que provocou a paralisação de diversos setores ─, refletem nas projeções negativas para o Produto Interno Bruto (PIB), entre outros indicadores.

Conforme divulgado pelo Banco Central, em 18 de maio de 2020, o Relatório de Mercado Focus projeta novamente queda do PIB 2020 para -5,12%, ante a expectativa anterior de retração de -4,11% (estimada há uma semana).

Note-se que o Relatório ou Boletim Focus é uma publicação semanal do Banco Central do Brasil, com o principal objetivo de apresentar as projeções para o mercado econômico, em uma série de indicadores, desde a inflação à balança comercial e ao câmbio, entre tantos outros.

“Provavelmente, a retração do PIB neste ano será a maior de nossa história. Não obstante é fato que o efeito dessa doença aflige a grande maioria dos países. Conforme as projeções dos analistas econômicos, a queda na atividade será uma das maiores para muitos países desenvolvidos e emergentes no período pós-guerra. Desta maneira, a paralisação das atividades, deterioração do emprego e a piora no cenário internacional promoveram redução na projeção do crescimento brasileiro 2020”, apontou a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, conforme divulgado pela mídia.

Para 2021, o mercado financeiro manteve a previsão de alta do PIB em 3,20%; lembrando que há quatro semanas a previsão estava em 3,10%.