Home » Notícias » “Não perturbe” Bloqueio de ligações de telemarketing começou dia 16 de julho

“Não perturbe” Bloqueio de ligações de telemarketing começou dia 16 de julho

Entrou em vigor dia 16 de julho a lista “Não Perturbe” para as operadoras de telecomunicações. Os clientes incluídos nesse grupo não poderão ser objeto de ligações de telemarketing de empresas para a venda de serviços, como pacotes de telefonia, acesso à internet e TV paga. A medida foi uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A lista nacional e única vale para clientes das empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi Sercomtel, Sky, Tim e Vivo. Ainda segundo a Anatel, o prazo para o bloqueio é de 30 dias após a solicitação do cliente. As prestadoras que descumprirem a regra podem ser advertidas ou penalizadas com multa de até R$ 50 milhões.

A implementação da lista nacional de “não perturbe” regula apenas as chamadas feitas pelas empresas de telecomunicação, e não se estende a chamadas realizadas por companhias de outros setores.

As pessoas que não desejarem receber esse tipo de chamada podem incluir seu nome no site específico criado para a iniciativa: www.naomeperturbe.com.br. Na página, o usuário terá de inserir o CPF da linha telefônica que deseja cadastrar para não receber mais ligações de telemarketing e selecionar quais das companhias quer bloquear.

Segundo a Anatel, se uma pessoa solicitar a sua inclusão e continuar recebendo ligações de oferta de bens e serviços de telecomunicações, ele pode ligar para o número 1331 e fazer uma reclamação.

Por Maria Augusta