Home » Notícias » Aumenta a preocupação com doenças típicas de inverno

Aumenta a preocupação com doenças típicas de inverno

Com a chegada do inverno aumenta a preocupação com a circulação de vírus e bactérias típicas dessa estação e, sobretudo, com as doenças respiratórias.

A recomendação por parte dos especialistas é manter ambientes arejados e ventilados, o mais possível. Normalmente ocorre o contrário, pois a tendência é se recolher em ambientes fechados para se proteger do frio.

O frio coincidindo com o período mais seco do ano torna-se a combinação propícia para o aumento da incidência das doenças respiratórias, gripes, resfriados, rinites e outras infecções. Aqueles que tem bronquite ou asma precisam estar mais atentos nessa época, pois tendem a ter crises mais frequentes.

Por outro lado, há dados que revelam que a vacinação contra a gripe está abaixo de média nacional no Estado de São Paulo, o que contribui para aumentar probabilidade do número de casos de gripe.

É aconselhável evitar grandes aglomerações como shoppings e cinemas. O uso de álcool gel para higienizar as mãos e o uso de soro fisiológico nas narinas, periodicamente, são também indicados.

Para enfrentar esse período de inverno é importante, portanto, manter o sistema imunológico não se descuidando da alimentação, incluindo nela o consumo de alimentos ricos em vitamina C; bem como não se descuidando da hidratação, bebendo bastante água.

Por Maria Augusta