Home » Artigos SAAESP » Protestos contra contingenciamento de verba nas Universidades Federais

Protestos contra contingenciamento de verba nas Universidades Federais

O contingenciamento de verba da educação que atingiu universidades e institutos federais de ensino levou o Brasil, no último dia 15 de maio, às ruas em protesto contra essa medida adotada pelo governo.

As manifestações ocorreram em 26 estados e no Distrito Federal e, segundo divulgado pela mídia, os organizadores informaram que houve participação de 1,5 milhão de pessoas incluindo estudantes e professores de escolas e universidades públicas e particulares; sindicatos; além de movimentos sociais.

Não é a primeira vez que a área da Educação sofre cortes; isso já ocorreu nos dois governos anteriores também, o que, sem dúvida contribuiu para sucatear o ensino brasileiro.

A prioridade tantas vezes prometida à área de Educação, na verdade, não tem sido cumprida. Haja vista, como amplamente divulgado pela mídia, que no último PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) realizado em 2015 é alarmante e lamentável o desempenho do Brasil revelado na avaliação da aprendizagem, enfim, do ensino brasileiro.

Agora a área de Educação enfrenta novo bloqueio de parte do orçamento de 2019, ou seja, de R$1,7 bilhão, o que representa 24,84% dos gastos não obrigatórios; e 3,43% do orçamento total das federais.

Ainda que o MEC afirme que a medida foi tomada diante da previsão de não haver receita suficiente, podendo o contingenciamento ser revertido ─ caso a previsão de receita melhore ─ teme-se que universidades e escolas públicas federais sofram outros impactos negativos comprometendo ainda mais o ensino.

O SAAESP se une à luta pela Educação e, tal como a CNTEEC, apoia as manifestações democráticas nesse sentido.