Home » Destaque » Pesquisa CNI: Chegada do novo governo reduz medo do desemprego no país

Pesquisa CNI: Chegada do novo governo reduz medo do desemprego no país

O país ainda conta com 12,4 milhões de pessoas desempregadas. Apesar disso o brasileiro terminou 2018 mais confiante em relação ao emprego no país e mais satisfeito com a vida. Levantamento trimestral divulgado dia 10/01 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra essa situação, quando o Índice do Medo do Desemprego caiu 10,7 pontos percentuais entre setembro e dezembro do ano passado, ficando em 55 pontos. É a maior queda observada no indicador desde o início da série histórica, em maio de 1996.

O medo do desemprego caiu em todas as regiões do país:

  • A Região Sul teve o maior recuo quando atingiu 16,9 pontos no período, passando de 62,7 pontos em setembro para 45,8 pontos em dezembro;
  • A segunda maior queda de 16,9 pontos no período, ficando com 48 pontos em dezembro,  foi nas regiões Norte e Centro-Oeste, analisadas em conjunto;
  • No Nordeste, o índice teve retração de 9,8 pontos, passando para 63,3 pontos em dezembro; e,
  • A menor queda, de 8,3 pontos, ficando em 55,8 pontos em dezembro, foi registrada no Sudeste.

O índice de Satisfação com a Vida, conforme o levantamento da CNI, com alta de 2,7 pontos – a maior da série iniciada em maio de 1999 – também melhorou em todas as regiões do país entre setembro e dezembro passados.

De acordo com o documento “o resultado positivo reflete o otimismo e confiança que a maioria da população deposita no novo governo, e também a percepção crescente de superação da crise econômica, com perspectiva de aumento do crescimento econômico e queda do desemprego”.

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas em 127 municípios, entre 29 de novembro e 2 de dezembro do ano passado.

Por Maria Augusta