Home » Artigos SAAESP » Palavra do Presidente

Palavra do Presidente

ENSINO BÁSICO E ENSINO SUPERIOR: FOCO NA CONVENÇÃO COLETIVA DATA BASE MARÇO

Por: Miguel Abrão Neto;

Decorridos alguns dias do ano de 2019 ainda nos deparamos com dificuldades para vislumbrar quaisquer previsões econômicas ou sobre desdobramentos político-sociais, em que pesem as expectativas do povo brasileiro desde a posse do novo Presidente da República.

Até porque, no âmbito internacional há também instabilidade política, econômica e social, o que não pode ser olvidado ao se tentar fazer qualquer projeção nesse momento sobre a economia brasileira.

Já foi evidenciado que a Reforma Trabalhista, em vigor, não propiciou a queda da taxa de desemprego como pretendiam seus defensores. Aliás, o que se constatou foi o aumento do trabalho precarizado e informal, sem carteira assinada. Haja vista que resultados divulgados da PNAD Contínua (IBGE) mostraram 11,7 milhões de empregados sem carteira assinada, nos meses de setembro a novembro de 2018; o maior número da série histórica dessa pesquisa.

E como é de conhecimento público, as organizações sindicais também sofreram impactos negativos com a Reforma Trabalhista.

O SAAESP, apesar das dificuldades que vem enfrentando, tem procurado encontrar alternativas que possibilitem financeira e politicamente prosseguir na assistência aos Auxiliares de Administração Escolar.

Convictos de que é imprescindível nossa atuação, na qualidade de organização fundamental para prosseguir na luta pela garantia dos direitos dos trabalhadores, inclusive de seus salários, temos agora nosso foco na Convenção Coletiva pela data base em março, para o ensino básico e o ensino superior. E, como sempre, não pouparemos esforços para as negociações.

Paralelamente, nós do SAAESP continuamos atentos à questão da Reforma da Previdência que está para ser retomada pelo governo. É importante que também os trabalhadores estejam alertas.