Home » Artigos SAAESP » Negociações Coletivas 2018 – Informações Atualizadas:

Negociações Coletivas 2018 – Informações Atualizadas:

Como era de se esperar, os sindicatos patronais da educação básica e do ensino superior estão se aproveitando da famigerada “reforma trabalhista” trazida pela Lei n.º 13.467/17 para tentar tirar das nossas convenções coletivas diversos direitos históricos contidos nelas.

São benefícios que não possuem previsão em lei e que só existem por causa da atuação do SAAESP, na defesa da inclusão e manutenção deles em nossas convenções coletivas.

Depois de várias reuniões já realizadas com os sindicatos patronais, o SAAESP segue enfrentando muitas dificuldades para manter nas próximas convenções coletivas todos os benefícios que existem há anos e que constituem patrimônio de todos os trabalhadores. A pressão dos patrões para a retirada de direitos é muito grande e pode até inviabilizar a assinatura de uma nova CCT, caso não haja recuo dos mesmos nesta posição.

A mesma dificuldade também se aplica em relação ao reajuste salarial de 2018, que também só será aplicado se as CCTs forem renovadas (ao contrário do que muita gente pensa, não existe lei que obrigue os patrões a concederem aumento salarial todos os anos). Com a inflação média dos últimos 12 meses próxima a 2% (total acumulado), o SAAESP entende que o momento é o de concessão de aumento real e vai lutar o quanto for necessário para obter tal conquista para os trabalhadores representados.

Neste cenário, a ajuizamento do dissídio coletivo não está descartado e poderá ser adotado caso não haja avanço nas negociações (com o recuo patronal nas propostas inicialmente apresentadas pelos mesmos).

Novas reuniões com os sindicatos patronais já estão agendadas até o final deste mês e em breve comunicaremos a todos o resultado destas novas conversas.

Atenciosamente,

Diretoria – SAAESP