Home » Artigos SAAESP » V ENTEC ABORDOU TEMAS IMPORTANTES PARA O ENFRENTAMENTO DOS IMPACTOS DA REFORMA TRABALHSTA

V ENTEC ABORDOU TEMAS IMPORTANTES PARA O ENFRENTAMENTO DOS IMPACTOS DA REFORMA TRABALHSTA

A realização do V ENTEC – Encontro Nacional dos Trabalhadores em Educação e Cultura  veio preencher uma lacuna importante, num momento tão difícil de crise política, econômica e social no país, ao criar um fórum de discussões sobre temas tão polêmicos resultantes da Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017), não só por colocar em risco direitos trabalhistas e sociais conquistados ao longo dos anos, mas também por tentar desestruturar o Movimento Sindical, cujo legado histórico de representação junto aos trabalhadores registra, incontestavelmente, luta incansável na defesa dos direitos destes.

O SAAESP participou do V ENTEC, realizado no período de 18 a 20 de outubro de 2017, em Brasília, pela CNTEEC – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Educação e Cultura, compartilhando com os demais profissionais presentes, não só os palestrantes, mas também os colegas das demais entidades sindicais de várias partes do país, a busca de alternativas para o enfrentamento de questões tão sérias como essas decorrentes da reforma trabalhista e do receio do caos social se for aprovada a reforma da Previdência, tal como proposta. O protagonismo do movimento sindical continua sendo vital. É hora, também, de reestruturação das entidades sindicais para enfrentar a realidade atual. Os temas tratados no V ENTEC, sem dúvida, muito contribuirão para os próximos passos.

Não poderíamos deixar de destacar que o ponto auge do evento aconteceu na presença do senador Paulo Paim, um dos maiores defensores da classe trabalhadora notadamente na defesa dos seus direitos trabalhistas, e que teceu diversas considerações sobre a Reforma Trabalhista e a proposta da Reforma da Previdência.

Registramos, portanto, nossos cumprimentos à CNTEEC pela feliz iniciativa de realizar este evento, com o tema central “CNTEEC em busca de novos caminhos”.