Home » Notícias » Greve Geral em 28 de abril: gigantesco movimento em todo o país

Greve Geral em 28 de abril: gigantesco movimento em todo o país

A greve geral em 28 de abril, convocada pelas principais entidades sindicais do Brasil e por entidades representantes de movimentos sociais contou com a adesão de inúmeras categorias profissionais, mobilizando trabalhadores de norte a sul do país, que participaram de passeatas e manifestações contra as reformas trabalhistas e da Previdência.
Nas capitais, lojas, bancos e escolas municipais e estaduais ficaram fechados. Linhas de metrô, ônibus e trens também não circularam na maioria das cidades. Milhões de trabalhadores de todos os estados pararam a produção e a circulação de mercadorias e de pessoas.

Segundo levantamento das centrais sindicais, divulgado pela mídia, 40 milhões de pessoas deixaram de trabalhar nessa greve geral. Foi um dia de convergência da indignação contra as medidas do governo, que reuniu trabalhadores e desempregados, organizados em sindicatos da cidade e do campo, ou em movimentos populares.
O SAAESP cumprindo seu papel mais uma vez, em defesa dos direitos das categorias que representa, também apoiou e participou de manifestações pacíficas em São Paulo.

Porém, apesar do êxito da mobilização, ainda não acabou a luta em prol da classe trabalhadora. Ainda é preciso estar atentos ao texto da reforma trabalhista e da Previdência que retira direitos dos trabalhadores; que acaba com contribuição sindical obrigatória, principal fonte de custeio das entidades sindicais para as ações que se fazem necessárias para defender interesses do trabalhador.

Vamos unir forças e não perder de vista os próximos passos do Congresso Nacional na tratativa dessas reformas.