Home » Notícias » PIB BRASILEIRO ENCOLHE 7,2%

PIB BRASILEIRO ENCOLHE 7,2%

IBGE divulga queda no PIB do Brasil em 2016 e em 2015, acumulando 7,2% de recuo no biênio. É a primeira vez, desde que o IBGE começou a medir o PIB, que houve dois anos seguidos com queda anual do mesmo.

Houve recuo no desempenho de três setores analisados: na agropecuária e agricultura; na indústria e nos serviços. Destaque-se, dentre os indicadores que entram no cálculo do PIB e que foram analisados pelo IBGE, por exemplo, a queda anual de 6,6% no PIB da agropecuária em 2016 que é a maior já registrada na série histórica de análises ao longo dos anos, com essa metodologia.

A despesa de consumo das famílias é outro indicador que entra na análise do desempenho da economia e durante muitos anos sustentou o crescimento do PIB; porém, em 2016, comparado a 2015, teve uma retração de 4,2% acima da queda registrada entre os anos de 2014 e 2015, que foi de 3,9%. A alta dos juros, a queda da renda, a restrição ao crédito pode explicar esse resultado, segundo o IBGE.

O Brasil vem amargando o pior resultado no PIB de 2016 num ranking de 39 países que já divulgaram seus dados oficiais de desempenho econômico, segundo informações da Austin Rating, agência classificadora de risco de crédito, ficando em último lugar deste rol.