Home » Notícias » OLIMPÍADAS 2016

OLIMPÍADAS 2016

Olimpíadas constituem um dos maiores eventos de massa do mundo e a sua origem remonta à Antiga Grécia, quando eram praticados jogos esportivos na cidade de Olímpia.

Ocorre de 4 em 4 anos e que reúne atletas de quase todos os países do mundo, para competirem em várias categorias, Aos três primeiros classificados de cada prova, são atribuídas medalhas d ouro (primeiro classificado), prata (segundo classificado) e bronze (terceiro classificado). A expectativa é que participem, nas Olimpíadas 2016, cerca de 10.500 atletas.

As Olimpíadas têm início em 5 de agosto e o término é 21 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro. Tendo como lema dos jogos “Viva sua paixão”, o local de abertura e enceramento será no Estádio do Maracanã.

Ao todo serão disputadas 28 modalidades olímpicas, duas a mais (Rugbi de sete e Golfe)

Jogos Paralímpicos

Os Jogos Paralímpicos 2016 serão disputados entre os dias 7 e 18 e setembro, no Rio de Janeiro. Mais de 4 mil atletas de 176 países são esperados para a disputa de 528 medalhas.

Pira Olímpica

A tocha chegou ao Brasil no dia 3 de maio e iniciou o seu trajeto por Brasília. Passou por mais de 300 cidades nas cinco regiões do país. Ao todo foram 95 dias de percurso, quando chegará ao Estádio do Maracanã, no dia 5 de agosto.

O revezamento da tocha olímpica da modernidade integrou as competições pela primeira vez em Berlim, em 1936, e fazer parte de cada edição deste então.

Pesquisa

Em pesquisa realizada pelo Datafolha dias 14 e 15 de julho, divulgada no dia 19, constatou-se que 50% dos brasileiros são contrários à realização dos Jogos do Rio. A aversão do megaevento do esporte é maior entre os moradores da região Sul e Sudeste enquanto os do Norte e Nordeste e os jovens demonstram apoio maior à realização das Olimpíadas.

Próxima sede

Em 2020 as Olimpíadas ocorrerão na cidade de Tóquio (capital do Japão)