Home » Artigos SAAESP » Cinema
Empresa cinematográfica não pode proibir o consumidor de entrar com pipoca e refrigerante trazidos de casa

Cinema
Empresa cinematográfica não pode proibir o consumidor de entrar com pipoca e refrigerante trazidos de casa

O cinema como inserção cultural destaca uma linguagem que pode propiciar momentos de discussão e reflexão sobre a nossa vida, nossa história e nos trazer conhecimento e aprendizado. Como meio de comunicação tem poder criativo, de curiosidade e pesquisa científica, pois além de divertir e entreter influencia no modo como enxergamos o mundo. O cinema é baseado na emoção e, enquanto expressão artística e como arte, encanta, sensibiliza, mobiliza e transforma.

Embora seja considerada uma atividade cultural preferida dos consumidores fora do domicílio, seu acesso ainda é muito limitado em função do preço. E, se considerarmos ainda o consumo de lanchinho nas salas, o preço da pipoca com refrigerante pode sair mais caro que o ingresso. Também pesa no bolso, a bala e o confete de chocolate. A “conveniência” no ato da compra é a principal justificativa para a definição de preços dos produtos vendidos nas bombonieres.

E não é à toa que muitas pessoas levam doces e salgados de casa para as salas de cinema, no entanto, os shoppings perceberam a mudança de comportamento e alguns estabelecimentos começaram a vetar a prática.

No entanto, de acordo com o Procon e Idec a conduta do cinema que proíbe o consumidor de ingressar portando alimentos de fora configura uma prática comercial abusiva.

Da mesma forma que a empresa tem o direito de definir o preço de seu produto oferecido, o consumidor tem o direito de escolher entre comprar ou levar o seu próprio.

Tema de uma polêmica discussão desde maio, o consumo dentro da sala de cinema de produtos alimentícios comprados em outro local, entrou na pauta do Superior Tribunal de Justiça no dia 17 de junho último e considerou, para a cidade paulista de Mogi das cruzes, que a prática é abusiva e configura venda casada, quando condiciona a compra de alimentos e bebidas apenas nos espaços das salas de cinema. Decisão essa que pode embasar decisões em outras localidades.

Cinema sem pipoca, refrigerante e uma boa companhia não tem a mesma graça!