Home » Artigos SAAESP » Brasileiros querem novas eleições, aponta Ibope

Brasileiros querem novas eleições, aponta Ibope

A melhor saída para a crise do país, afirma a população brasileira, é a convocação de novas eleições. Segundo pesquisa Ibope feita entre 14 e 18 de abril, 62% dos entrevistados apoiam essa opção. O percentual chegou a 70% na faixa etária entre 16 e 24 anos. O Ibope informou que 2.002 pessoas foram ouvidas em 142 municípios. A divulgação foi feita dia 25 de abril.

O estudo apontou ainda que 8% consideram o impeachment da presidente Dilma e sua substituição pelo vice Michel Temer é a melhor forma de superar a crise política.

A presidente já deve ser afastada do governo temporariamente a partir do mês de maio, caso o Senado, em primeira votação, aprove a abertura do processo do de impedimento.

Até a segunda votação da asa, que já determina saída definitiva ou absolvição de Dilma, Michel Temer ocupa a Presidência da República interinamente. Ele só se torna presidente em caráter definitivo após pelo menos 54 dos 81 senadores (dois terços) julgarem Dilma culpada.

Só podem ser realizadas novas eleições presidenciais se houver vacância dos cargos de presidente e vice. Nessa hipótese, o presidente da Câmara dos Deputados assume para fazer as eleições, se os dois principais postos de República ficarem vagos até o final deste ano, quando acabará o primeiro biênio do mandato de Dilma.

Segundo os entrevistados, a melhor forma de superar o momento de crise política seria: 62% Dilma e Temer saírem do governo e ocorrerem novas eleições para presidente; 25% Dilma continua seu mandato com um novo pacto entre governo e oposição; 8% Dilma sofrer impeachment e o vice-presidente Temer assumir a presidência; 3% não sabe/não respondeu; 2% nenhuma dessas/outras.

Questionados sobre o grau de satisfação em relação ao funcionamento da democracia no Brasil, os resultados foram os seguintes: 49% nada satisfeito; 34% pouco satisfeito; 12% satisfeito; 3% não sabe/não respondeu; 2% muito satisfeito.