Home » Artigos SAAESP » VIII ENCONTRO DA FEPAAE TEMA: SAÚDE ECONÔMICA DOS SINDICATOS

VIII ENCONTRO DA FEPAAE TEMA: SAÚDE ECONÔMICA DOS SINDICATOS

Cumprindo sua agenda positiva para o ano de 2015, a Federação Paulista dos Auxiliares de Administração Escolar estará promovendo nos dias 25 e 26 de setembro o VIII ENCONTRO DA FEPAAE, ocasião em que será debatido o tema SAÚDE ECONÔMICA DOS SINDICATOS.

O Encontro, que terá como anfitrião o SAAE-ABC, será realizado no Resort Monte das Oliveiras, Estrada entre Serras e Águas, km 8, Vargem, Joanópolis/SP.

Num momento no qual as entidades representativas dos trabalhadores são pressionadas por medidas e ações antissindicais e contrárias ao custeio sindical – crescente preocupação dos dirigentes sindicais -, é muito importante podermos contar com a realização desse encontro que busca o fortalecimento da nossa representatividade e sobrevivência. São questões que mexem com o presente e o futuro do sindicalismo, por isso a categoria precisa conhecê-las.

O debate sobre o assunto parte da necessidade de compreender as eventuais e profundas mudanças que serão introduzidas com a reforma sindical e que poderão ter sérias consequências para as campanhas salariais e para as bandeiras de luta da classe trabalhadora em geral.

O diálogo social e o envolvimento das classes para esse nível de discussão é que poderão trazer, sem dúvida, pelo menos um diagnóstico e, quem sabe, uma relação de trabalho mais adequada com equilíbrio entre o capital e o trabalho.

O SAAESP apoia o evento e se fará presente com seus representantes.

Confira a programação.


PROGRAMAÇÃO

O movimento sindical vive administrando as crises quando na Negociação Coletiva de Trabalho busca a melhoria econômica e social de seus representados. Todos os anos as negociações entre o Capital e o Trabalho rendem debates longos, impedindo avanços que emperram na insensibilidade patronal e na dificuldade de buscar o Judiciário como mediador.

A Entidade Sindical indistintamente faz prevalecer a todos as conquistas negociadas e vê cada vez mais distante o interesse de sua categoria na participação da vida sindical. Num mundo em transformação tecnológica, o seu custo e o de seus profissionais abalam as finanças, sem uma contrapartida que possa superar as dificuldades. Entidade Sindical fragilizada economicamente é presa fácil.

Na busca de novas ideias nos reunimos neste VIII – Encontro da Federação Paulista dos Auxiliares de Administração Escolar. A Diretoria.

Dia 25 de setembro de 2015 – sexta-feira

16h00 – Credenciamento

19h00 – Cerimônia de Abertura

19h30 min – Palestrante: Ministro Douglas Alencar Rodrigues

Bacharel e pós-graduado em Direito pela Universidade de Brasília. Mestre em Direito pela PUC/SP. Juiz do Trabalho concursado desde 1990. Presidente da Associação dos Magistrados Trabalhistas da 10ª Região. Vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados Trabalhistas e da Associação dos Magistrados do Brasil. Membro do Conselho Nacional de Justiça de 2005 a 2007. Professor Universitário de Direito em Brasília. Ministro do Tribunal Superior do Trabalho desde 22/04/2014.

Tema: Emenda 45 – “de comum acordo”; Súmula 277 – TST; PN – 119; Interdito Proibitório.

21h00 – Jantar

 

Dia 26 de setembro de 2015 – sábado – 08h30min.

08h30min – Palestrante: Sr. Álvaro Ferreira Egea

Advogado formado pela UNIFIEO em 1998, hoje presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Confecção e Vestuário de Guarulhos. Concluiu curso de especialização em Direito do Trabalho na UNINOVE, tendo atuado como advogado em diversos sindicatos de trabalhadores. Eleito em 2012 Secretário Geral da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB). Membro titular da CSB no Conselho de Relações do Trabalho, do Grupo de Trabalho Aferição e do Grupo de Trabalho “ad hoc”, todos do Ministério do Trabalho e Emprego. Em 2013 e 2014 atuou no Grupo de Trabalho dos Trabalhadores da Comissão Nacional da Verdade e hoje atua no Fórum de Trabalhadores por Verdade, Justiça e Reparação.

Tema: Administração Sindical

09h45min – Palestrante: Economista Eduardo Guerini

Graduado em Ciências Econômicas e Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Universitário na Universidade do Vale do Itajaí. Atuante nas áreas de Economia, Teoria Geral do Estado, Ciência Política, Sociologia, Teoria Social, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em Economia Regional, Economia do Desenvolvimento, Políticas Públicas, Cidadania, Desenvolvimento Sustentável e Comportamento Político e Eleitoral. Atua na avaliação e monitoramento da política e economia do setor público e da educação superior. Tema: Conjuntura Econômica e o Ensino Privado no Brasil

11h30min – Café com prosa

11h45min – Palestrante: Analista Político André Luís dos Santos

Jornalista, publicitário, especialista em Política e Representação Parlamentar, assessor parlamentar do DIAP e consultor político/legislativo de várias entidades sindicais de trabalhadores. Colaborador do boletim do DIAP e da publicação ‘Biografia do Novo Congresso Nacional 2015/2019’.

Tema: Conjuntura Política e o Sistema Confederativo

12h30min – Almoço

DEBATE SINDICAL – Plenária de encerramento

14h00 – Alexandre Eduardo da Silva – Presidente do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Osasco e Região – SAAE-OSASCO.

14h30 min – Edilson Alexandre de Britto – Presidente do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Bauru e Região – SAAE-BAURU.

15h00 – Considerações finais

15h30min – Café com prosa