Home » Notícias » APROVAÇÃO DE DILMA DESPENCA PARA 7,7%, DIZ PESQUISA CNT/MDA Na Educação, 41% têm expectativa de piora na área

APROVAÇÃO DE DILMA DESPENCA PARA 7,7%, DIZ PESQUISA CNT/MDA Na Educação, 41% têm expectativa de piora na área

Pesquisa encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) ao Instituto MDA, divulgada dia 21 de julho, avaliou os índices de popularidade do governo e pessoal da presidente Dilma Rousseff e sobre a expectativa da população em relação a emprego, renda, saúde, educação e segurança pública.

Os entrevistados – cerca de 2002 pessoas em 137 municípios – também foram ouvidos a respeito da política, eleições, operação Lava a Jato e outros assuntos.

A avaliação positiva do governo da presidente Dilma caiu para apenas 7,7% enquanto 70,9% avaliam negativamente o governo da petista, 20,5% consideram o governo regular, contra 23,6% em março.

A conclusão final da pesquisa mostra uma elevação do pessimismo do brasileiro em consequência da alta do custo de vida, do aumento da inflação, do crescimento do desemprego e da forte percepção sobre a corrupção e a incapacidade do governo em resolvê-la.

A última pesquisa divulgada em março, mostrou que 10,8% das pessoas ouvidas consideraram positiva a avalição do governo. Com o atual resultado, o governo teve a menor avaliação positiva registrada pela pesquisa desde outubro de 1999, quando o desempenho do governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso foi aprovado por 8% das pessoas.

Desempenho pessoal da presidente Dilma Rousseff

A avaliação sobre o desempenho pessoal da presidente também teve queda. No atual levantamento, 15,3% dos entrevistados aprovaram a presidente, enquanto 79,9% desaprovam a atuação de Dilma. E 4,8% das pessoas não souberam avaliar ou responder. Em março, 18,9% dos entrevistados avaliaram positivamente e 77% avaliaram negativamente e 3,4% não souberam dizer ou não responderam.

 

Emprego / Saúde / Educação

Mais da metade dos entrevistados (55,5%) acreditam em uma piora do cenário do emprego no país, enquanto 15% apostam em melhora e 27,5% não acreditam em mudanças para os próximos seis meses.

Apostam em melhorias na área da saúde 13,6% no próximo semestre contra 47,5% que estão pessimistas e acreditam que o setor vai piorar. Um cenário semelhante se repete em relação às expectativas para a educação (15,1% apostam na melhora, 41% em piora a 42,1% apostam que não haverá mudança).

Operação Lava Jato

A pesquisa apontou que, dos 78,3% dos entrevistados que ouviram falar das investigações envolvendo a Petrobras, 69,2% consideram que a presidente é culpada pela corrução e 65% acham que o ex-presidente Lula está envolvido no esquema. O governo é o maior culpado para 40,4%, seguido dos partidos políticos (34,4%), diretores ou funcionários de empresa (14,2%) e construtora (3,5%).

 

Impeachment

O percentual de pessoas favoráveis a um eventual pedido de impeachment da presidente aumentou. Passou de 62,8% dos entrevistados contra os 59,7% das pessoas ouvidas em março, favoráveis ao impedimento. Os motivos elencados como principais para justificar o impeachment seriam irregularidades nas prestações de contas do governo (25%), a corrupção na Petrobras (14,2%), irregularidades nas contas da campanha (14,2%) e 44,6% apontaram os três motivos como justificativas.

 

Mais da metade dos entrevistados (53,4%) consideram a corrupção como um dos principais problemas do país. Para 37,1% a corrupção é o principal problema.