Home » Artigos SAAESP » Brasileiro trabalhou 151 dias no ano só para pagar impostos

Brasileiro trabalhou 151 dias no ano só para pagar impostos

O brasileiro trabalhou até 31 de maio para pagar impostos. Segundo cálculos do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário o cidadão médio pagará de impostos neste ano o equivalente ao que ganhou durante 151 dias, ou cinco meses de trabalho. O levantamento mostra que nesse período há um dia a mais do que em 2012 e 2013.

A tributação sobre salários, consumo, patrimônio e outras taxas fizeram com que o contribuinte comprometesse 41,37% de seu rendimento bruto para pagá-la. A conta inclui todos os tributos (impostos, taxas e contribuições) cobrados pelo governo federal, Estados e municípios. São itens como Imposto de Renda, IPTU, IPVA, PIS, COFINS, ICMS, IPI, ISS, contribuições previdenciárias, sindicais, taxas de limpeza pública, coleta de lixo, iluminação pública e emissão de documentos e outros.

O tempo que o brasileiro precisa trabalhar para pagar os tributos é mais que o dobro do período necessário no México (71 dias). Em dezenas de países onde a carga tributária é maior do que no Brasil, os cidadãos destinam menos dias de trabalho para o recolhimento dos tributos. A quantidade de dias trabalhados no Brasil se aproxima da Noruega (154 dias), mas naquele país os cidadãos têm qualidade de vida superior, de acordo com o levantamento do Instituto anteriormente citado.