Home » Artigos SAAESP » Manifesto do SAAESP -Os protestos e o futuro do Brasil

Manifesto do SAAESP -Os protestos e o futuro do Brasil

Puxados por São Paulo, de repente estourou pelo país inteiro uma série infindável de protestos de rua, totalmente apartidários, pelos mais variados motivos: contra o aumento do preço das passagens de ônibus, metrôs e trens; contra a corrupção em todos os níveis e esferas do poder público; contra a péssima qualidade dos serviços de transporte, de saúde e de educação; contra a falta de segurança; contra os gastos públicos absurdos com a construção de estádios para as copas das Confederações (2013) e do Mundo (2014); contra a PEC 37 e outras tantas bandeiras.

Lamentavelmente, parte desses protestos, que até certa altura transcorriam pacificamente, descambaram para a violência com depredações, saques, interdição de estradas e de ruas, agressões e até mortes.

Apesar de perplexidade geral, sem saber os motivos exatos dos protestos, salta aos olhos, sem qualquer sombra de dúvidas, uma óbvia conclusão:

o povo brasileiro está se cansando de ser desrespeitado pelos governos, pelos políticos e pelo judiciário.

É bom que nossas autoridades (integrantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nos municípios, estados e união) levem muito a sério esses acontecimentos e comecem urgentemente um processo de correção de rumos, combatendo sem tréguas a corrupção e o desperdício e melhorando, em muito, a qualidade dos gastos e dos serviços prestados à população.

O SAAESP apoia os protestos pacíficos e sugere que os integrantes das categorias que a compõem demonstrem sua cidadania participando dos mesmos, sempre de forma pacífica, deixando clara sua indignação pela atual situação do país.

Os protestos são legítimos, mas o bom senso deve prevalecer pois, afinal, todos sabem como esses movimentos de massa começam mas ninguém sabe como terminam.

É hora de mostrarmos a todos os governantes do Brasil que, como bem diz o nosso hino nacional, um filho teu não foge à luta!