Home » CONTRIBUIÇÃO DE CUSTEIO – Educação Básica

CONTRIBUIÇÃO DE CUSTEIO – Educação Básica

VEJA O EDITAL DE ABERTURA DE PRAZO NO FINAL DESSE TEXTO

SAIBA COMO AGENDAR A ENTREGA DE SUA CARTA DE OPOSIÇÃO

VERIFIQUE O ENDEREÇO DE ENTREGA DAS CARTAS

A importância do sindicato

A reforma trabalhista e o custeio dos Sindicatos

Um convite à reflexão de todos

Em 2023, completam-se 06 (seis) anos da aprovação da chamada Reforma Trabalhista (Lei n.º 13.467/17), lei que modificou substancialmente a CLT. E, nestes 06 (seis) anos, pudemos confirmar o fato de que a Reforma Trabalhista aumentou a importância dos Sindicatos, pois permite que muitos direitos agora possam ser negociados com os patrões (o que antes era proibido). Neste novo cenário, somente os Sindicatos fortes e atuantes poderão defender de forma adequada os interesses dos trabalhadores, evitando possíveis abusos nas negociações. Desde antes da votação do projeto da Reforma Trabalhista no Congresso Nacional, o Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de São Paulo – SAAESP vem denunciando os danos que tal lei causaria aos trabalhadores. E, após todo esse tempo, pode-se afirmar que a Reforma Trabalhista não gerou nenhum dos novos empregos que seus defensores mentirosamente prometiam. E estes mesmos defensores da aprovação da Reforma Trabalhista também “prometiam” que, com a nova lei, os Sindicatos teriam que “passar a trabalhar” para que recebessem a contribuição dos trabalhadores por eles representados.

Mas, e quanto aos Sindicatos que sempre trabalharam?

Para os Sindicatos que sempre atuaram e que seguem atuando em prol dos interesses dos trabalhadores, o fim da obrigatoriedade das contribuições sindicais não deveria significar nada, pois tais Sindicatos acreditavam que haveria um reconhecimento natural (e consequente contribuição) por parte da maioria dos trabalhadores, pelo trabalho realizado.

Infelizmente, a realidade é outra e todos os Sindicatos tiveram uma queda expressiva na arrecadação de tal contribuição, o que revela a necessidade de expor melhor o trabalho que o Sindicato desenvolve em nome dos trabalhadores.

Muitos já sabem, mas, neste momento, é necessário reiterar que:

1 – Todos os anos, assinamos as Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) e Acordos Coletivos de Trabalho com os Sindicatos patronais e com determinados estabelecimentos de Ensino, garantindo através destes instrumentos, diversos benefícios e direitos aos trabalhadores.

É importante conhecer tudo o que é garantido aos trabalhadores exclusivamente em razão da atuação do Sindicato na assinatura das CCTs, pois tais benefícios não possuem previsão em lei. Sem o trabalho realizado pelo SAAESP esses benefícios não existiriam e, certamente, não seriam concedidos.

As Instituições de Ensino não concedem nada espontaneamente e muitas nem mesmo cumprem aquilo que é obrigatório por lei.

2 – Além disto, ajuizamos, todos os anos, dezenas de ações trabalhistas individuais e coletivas, beneficiando centenas de auxiliares prejudicados por seus empregadores.

3 – Também homologamos milhares de rescisões de contratos de trabalho, conferindo as verbas pagas ao trabalhador e prestando toda orientação jurídica necessária neste momento tão difícil que é o da saída do emprego.

4 – Além disto, também prestamos serviços médicos e odontológicos em nossa sede e possuímos uma colônia de férias na praia, de frente para o mar, para uso dos associados.

Sendo assim, há que se reconhecer que o SAAESP realmente faz um bom trabalho pela categoria e somente poderá continuar fazendo tudo isto se os trabalhadores colaborarem financeiramente para a manutenção do Sindicato.

Considerando os benefícios assegurados pelas normas coletivas negociadas pelo SAAESP, na ponta do lápis, podemos verificar que eles representam, no mínimo, um ganho médio mensal superior a UM salário mínimo para TODOS OS AUXILIARES.

Deste modo, pedimos que todos reflitam sobre a necessidade de contribuir financeiramente para a manutenção do SAAESP. ,Lembramos que essa contribuição está prevista na CCT e devidamente aprovada pela Assembleia Geral.

O SAAESP precisa do seu suporte financeiro 

Por isto, antes de se recusar a contribuir, pense em tudo que você poderá perdes caso o seu Sindicato não tenha condições financeiras de atuar em nome dos trabalhadores.

Reflita sobre todas as possíveis consequências com o enfraquecimento do seu Sindicato, a começar pelo fim dos reajustes salariais anuais que hoje são negociados pelo SAAESP, o fim da concessão das bolsas de estudo integrais (100%) e tantos outros benefícios garantidos pela nossa CCT.
Com o enfraquecimento do seu Sindicato, quem perde é VOCÊ! Reflita!! Faça as contas e ajude a manter o SAAESP. Vale muito a pena!

Caso mantenha interesse em se opor ao pagamento da contribuição para custeio do Sindicato, clique em AVANÇAR, pois será necessário agendar o atendimento através do aplicativo ao final desta apresentação.

Você já conhece a Colonia de Férias do SAAESP?