Home » Destaque » NEGOCIÇÃO COM O SINDICATO PATRONAL DO ENSINO SUPERIOR (SEMESP) PARA A CCT 2022 SEGUE COM MUITAS DIFICULDADES

NEGOCIÇÃO COM O SINDICATO PATRONAL DO ENSINO SUPERIOR (SEMESP) PARA A CCT 2022 SEGUE COM MUITAS DIFICULDADES

Proposta econômica patronal é inaceitável.

Iniciada mais de 2 meses atrás, a negociação do SAAESP (através da FEPAAE) com o Sindicato que representa as Mantenedoras de Instituições de Ensino Superior (SEMESP) prossegue com muitas dificuldades, eis que a proposta patronal apresentada é inaceitável e desrespeita o trabalhador.

A FEPAAE apresentou a pauta de reivindicações aprovada pelos sindicatos filiados a ela no início de 2022, pleiteando (i) a reposição da inflação de 2021/22 (10,57%), (ii) a reposição da diferença da inflação de 2020/21 (2,29%), (iii) a manutenção das cláusulas sociais que possuem conquistas históricas dos trabalhadores e (iv) a revisão do texto de algumas cláusulas, adequando-as ao momento atual.

O SEMESP apresentou contraproposta, oferecendo ínfimos 3% de reajuste em 01/04/2022 (e não em 01/03/2022, nossa data-base), um abono de 30% (pago em 2x) e a revisão de diversas cláusulas da atual CCT. Diante da sumária rejeição da proposta pelos trabalhadores, apresentou posteriormente proposta de 4% de reajuste salarial, um abono de 30% (pago em 2x) e a revisão de uma lista menor de cláusulas da atual CCT.

Os trabalhadores já indicaram sua negativa em relação a tal proposta e reiterou a proposta inicial e a sua disposição em seguir negociando, especialmente para encontrar uma forma de reposição da inflação apurada, que tanto dano causa ao poder de compra dos trabalhadores.

O cenário é preocupante, especialmente diante do crescimento da inflação ao longo de 2022. Por isto, a pressão dos trabalhadores em seus respectivos locais de trabalho é fundamental para o sucesso do SAAESP (junto com a FEPAAE) na negociação em curso.

As negociações continuam e as próximas reuniões já estão agendadas.

DIRETORIA – SAAESP