Home » Artigos SAAESP » O ano de 2016 exigiu do SAAESP um protagonismo imensurável diante do cenário adverso para os trabalhadores

O ano de 2016 exigiu do SAAESP um protagonismo imensurável diante do cenário adverso para os trabalhadores

Por: Miguel Abrão Neto;

Muitas foram as consequências da crise política e econômica do Brasil em 2016, agravadas por escândalos sucessivos de corrupção com tráfico de influência e desvios de recursos públicos.

Como se surpreendida por uma avalanche nossa sociedade viu-se instada a manifestar sua opinião quanto à proposta de reformas trabalhistas que abordou ampliação e regulamentação da terceirização, a flexibilização da CLT, a jornada de trabalho, etc.; ao sentir que as colocações podiam levar à precarização das condições de trabalho e até colocar em risco a saúde dos profissionais. Somaram-se a isso as propostas de: reforma da previdência que ainda está gerando muita polêmica; de reformulação do ensino médio, igualmente polêmica; e a PEC 241, aprovada pela Câmara, principal aposta do governo para colocar em ordem as contas públicas. Também muito polêmica, pois, por um lado pretende tirar a economia da crise fiscal e, por outro, é vista por críticos como uma medida que ameaça os direitos sociais, pois, ao congelar os gastos, congela os valores repassados às áreas da saúde e da educação; e às políticas sociais. E, segundo os críticos, tais restrições prejudicariam a qualidade e o alcance da educação e da saúde, afetando principalmente os mais pobres.

O ano de 2016 exigiu do SAAESP um protagonismo imensurável diante do cenário adverso para os trabalhadores. Mas, em que pesem os atropelos à dignidade dos trabalhadores brasileiros, sobretudo os trabalhadores que representamos, o SAAESP muito se empenhou para aumentar sua representatividade e conquistar novas vitórias para a categoria.

A campanha salarial de 2016 foi vitoriosa conseguindo manter o poder de compra dos salários e as cláusulas sociais, apesar da intransigência patronal. Contemplou além dos índices de reajustes aplicados retroativos a 1 março de 2016, um abono pago até outubro de 2016, tanto para os auxiliares de administração do Ensino Básico quanto para os do Ensino Superior.

Comemorar 58 anos de fundação nesse ano foi uma satisfação para atual diretoria do SAAESP, especialmente por poder homenagear companheiros que se destacam pela competência e dedicação aos serviços prestados aos trabalhadores da Educação.

Apesar da falta de perspectiva para 2017− do ponto de vista de cenário econômico do país−, o SAAESP, cônscio da importância de seu papel no contexto dos direitos trabalhistas da categoria que representa, está em alerta para, através da atuação sindical, prosseguir na luta e na defesa dos interesses dos Auxiliares de Administração Escolar.

Diante da proximidade do Natal queremos deixar uma mensagem de paz e de reflexão para cada trabalhador e familiares, na expectativa de que unidos, em 2017, consigamos também atingir nossos objetivos sindicais.