VEJA O EDITAL DE ABERTURA DE PRAZO NO FINAL DESSE TEXTO
SAIBA COMO AGENDAR A SUA ENTREGA DA CARTA DE OPOSIÇÃO
VERIFIQUE O NOVO ENDEREÇO DE ENTREGA DAS CARTAS
A importância do sindicato
A reforma trabalhista e o custeio dos Sindicatos.
Mas e quanto aos sindicatos que sempre trabalharam?
Para os sindicatos que sempre atuaram e seguem atuando em nome dos interesses dos trabalhadores, o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical não deveria significar nada, pois tais sindicatos acreditavam que haveria um reconhecimento natural (e a consequente contribuição) por parte da maioria dos trabalhadores, quanto ao trabalho realizado.
Infelizmente, a realidade é outra e todos os sindicatos tiveram uma queda expressiva na arrecadação de tal contribuição, o que revela a necessidade de expor melhor o trabalho que o sindicato desenvolve em nome dos trabalhadores.
Muitos já sabem, mas, neste momento, é necessário reiterar que:
1 – Todos os anos, assinamos as Convenções Coletivas de Trabalho e Acordos Coletivos de Trabalho, com os sindicatos patronais e com determinados estabelecimentos de ensino, garantindo através destes instrumentos, diversos benefícios e direitos aos trabalhadores.
Conheça aquilo que é garantido aos trabalhadores exclusivamente em razão da atuação do sindicato para a assinatura da Convenções Coletivas de Trabalho.
Tais benefícios não possuem previsão em lei e sem o trabalho feito pelo SAAESP, não existiriam e deixariam de ser concedidos.
Como sabemos, as instituições de ensino não concedem nada espontaneamente e algumas nem mesmo cumprem aquilo que é obrigatório por lei.
2 – Além disto, ajuizamos, todos os anos, dezenas de ações trabalhistas individuais e coletivas, beneficiando centenas de trabalhadores que tinham sido lesados por seus empregadores.
3 – Também homologamos milhares de rescisões de contratos de trabalho, conferindo cada centavo pago ao trabalhador e prestando toda orientação jurídica necessária neste momento tão difícil que é o da saída do emprego.
4 – Isso sem falar na prestação de serviços médicos e odontológicos em nossa sede e da colônia de férias que o SAAESP possui (na praia, de frente para o mar).
Como devemos reconhecer, o SAAESP faz, sim, um bom trabalho pela categoria e somente poderá continuar fazendo tudo isto se todos os trabalhadores colaborarem financeiramente para a manutenção do sindicato.
Somente os benefícios assegurados pelas normas coletivas negociadas pelo SAAESP representam um ganho médio de R$ 1.200,00 MENSAIS aos trabalhadores que deles se beneficiam (valor que teriam que pagar se tais benefícios não constassem nas normas coletivas).
Deste modo, pedimos que todos reflitam sobre a necessidade da colaboração financeira para a manutenção do sindicato, através da contribuição prevista na CCT – aprovada pela assembleia geral – e que visa garantir a manutenção da estrutura necessária para a devida atuação do sindicato na defesa dos interesses coletivos e individuais, sempre que necessário.
O sindicato precisa do seu suporte financeiro
Por isto, antes de se recusar a contribuir, pense em tudo o que você ganha com um sindicato que tem condições financeiras de atuar em nome dos trabalhadores.