Home » Notícias » Outubro Rosa – Mês de conscientização sobre o câncer de mama

Outubro Rosa – Mês de conscientização sobre o câncer de mama

Outubro chegou e com ele inicia uma das campanhas mais importantes do ano, o “Outubro Rosa”. Durante este mês diversas ações são realizadas com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância do autoexame e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero. 

Se o câncer for diagnosticado na fase inicial, pode reduzir significativamente a necessidade da retirada dos seios (mastectomia). Por isso a importância da campanha Outubro Rosa e a conscientização do autoexame. 

Outra forma de prevenção muito importante é a realização periódica do exame de mamografia. Esse exame deve ser feito anualmente por mulheres com mais de 40 anos de idade.

Os números do câncer de mama comprovam a importância da atenção ao tema. Em média 2 milhões de mulheres são diagnosticadas com câncer de mama no mundo. Esse tipo de câncer está entre os três mais comuns do mundo, ao lado do câncer de pulmão e colorretal.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), do ano de 2020 a 2022, estima-se que serão diagnosticados no Brasil, cerca de 66.280 novos casos de câncer de mama por ano. Isso quer dizer que a cada 100 mil mulheres, 62 podem ter a doença.

Comemorada em todo o mundo, a iniciativa partiu da Fundação Susan G. Komen for the Cure no início dos anos 90 nos EUA. Durante o mês de outubro várias ações de combate ao câncer de mama (mamografias e eventos) eram realizadas em diversos estados daquele país.

Na época também foi realizada a primeira Corrida pela Cura e os participantes receberam um laço rosa para simbolizar a luta contra a doença.

Após alguns anos dedicando esse mês ao conhecimento, prevenção e tratamento da doença, o congresso nacional dos EUA determinou que outubro fosse o mês nacional de prevenção do câncer de mama, sendo esse o seu objetivo.

A partir de então, mundialmente em outubro, vários hospitais, clínicas e institutos facilitam o acesso aos exames de diagnósticos oncológicos.

Outubro Rosa no Brasil

No Brasil, a primeira ação do Outubro Rosa ocorreu em 2002. A iluminação de monumentos em tons de rosa é uma das formas de chamar a atenção para campanha e foi assim que em 02 de outubro de 2002 o Brasil deu início ao movimento, com a iluminação do Obelisco do Ibirapuera.

Em 2008, foi a vez do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, ser iluminado com a cor rosa em mais uma ação de conscientização da campanha, além de diversas ioutras nstituições ao redor do país aderirem a esse tipo de iluminação.