Home » Notícias » População desocupada subiu para 12,4 milhões na terceira semana de julho, diz IBGE

População desocupada subiu para 12,4 milhões na terceira semana de julho, diz IBGE

Dados da Pnad Covid-19/IBGE, divulgados em 7/8/20, mostraram que a população desocupada do Brasil, entre 12 a 18 de julho, subiu para 12,4 milhões de pessoas; enquanto na semana anterior eram 12,2 milhões. A taxa de desocupação 13,1% foi a mesma da semana anterior, porém ficou acima da taxa registrada na primeira semana de maio, quando era 10,5%.

A pesquisa constatou que no período citado, das 28 milhões de pessoas ─dentre a população fora da força de trabalho─ que disseram que gostariam de trabalhar, 18,6 milhões de pessoas não procuraram emprego por causa da pandemia ou porque acham que não vão encontrar uma vaga na localidade onde moram. O número corresponde a 66,4% das pessoas não ocupadas que não buscaram trabalho e gostariam de trabalhar, conforme divulgado.

Há especialistas que acreditam que parte desse pessoal voltará a procurar emprego quando acabar o isolamento social e os benefícios (como o auxílio emergencial) que tem ajudado os brasileiros durante a pandemia. Fato esse que, consequentemente, pressionará para cima a taxa de desemprego.