Home » Notícias » Projeções do ibre/FGV: PIB do Brasil, em 2020, deve encolher 6,5%.

Projeções do ibre/FGV: PIB do Brasil, em 2020, deve encolher 6,5%.

Segundo projeções do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas ─ Ibre/FGV, em virtude da pandemia de Covid-19, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, em 2020, deverá encolher 6,5%.

“Haverá uma queda muito expressiva em serviços. Historicamente, nunca vimos queda de serviços com essa magnitude”, afirmou a coordenadora do Boletim Macro do Ibre/FGV, Silvia Matos.

Projeções do Ibre/FGV sugerem quedas de 10% no comércio e de 14% no segmento de “outros serviços” em 2020 e, essas atividades respondem por 50% da mão de obra empregada no País, mesmo com muitos trabalhadores informais. Por isso, conforme divulgado, a interpretação é que o impacto sobre o consumo das famílias tende a ser permanente, sugerindo que a recessão levará mais tempo. Ainda que a queda do total de rendimentos, no segundo trimestre, seja atenuada pelos auxílios e antecipação de benefícios por parte do governo federal, como modo de apoiar financeiramente as famílias; deverá haver quedas fortes no terceiro e no quarto trimestre, mesmo que os pagamentos sejam mantidos no segundo semestre.

O elevado nível de incertezas em relação aos rumos da atividade econômica, em tempos de pandemia, contribui para dificultar uma rápida recuperação.