Home » Notícias » Percentual de famílias com dívidas sobe pelo 9º mês seguido e chega a 65,1%, diz CNC

Percentual de famílias com dívidas sobe pelo 9º mês seguido e chega a 65,1%, diz CNC

O endividamento das famílias registrou a nova alta consecutiva em setembro, de acordo com pesquisa mensal divulgada nesta quinta-feira (3) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). No mês passado, o percentual de famílias com dívidas no país alcançou 65,1%, ante 64,8% em agosto. Trata-se do maior percentual desde julho de 2013 (65,2%). Também houve alta em relação a setembro de 2018, quando o indicador alcançou 60,7% do total de famílias.

O indicador considera dívidas os compromissos assumidos com cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro.

Já a fatia de famílias com dívidas ou contas em atraso aumentou pelo terceiro mês seguido, passando de 24,3% do total em agosto para 24,5% do total em setembro. Também houve aumento do percentual de famílias inadimplentes em relação a setembro de 2018 (23,8%).

O percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso, por sua vez, aumentou para 9,6% em setembro, ante 9,5% no mês anterior. O indicador havia alcançado 9,9% em setembro de 2018.

Segundo o presidente da CNC, apesar do aumento nos atrasos, as famílias brasileiras se mostraram mais otimistas em relação à capacidade de pagamento, na comparação anual. “A perspectiva de renda extra com os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ajuda a explicar esse resultado”, afirmou em nota.

A proporção das famílias que se declararam muito endividadas ficou estável em 13,8%. Já a parcela que declarou estar mais ou menos endividada passou de 23,4% para 23,3%, e a parcela pouco endividada passou de 27,6% para 28% do total de famílias.

Ainda entre as famílias endividadas, a parcela média da renda comprometida com dívidas ficou estável 29,8% na comparação com agosto. Na comparação anual, aumentou, visto que em setembro do ano passado estava em 29,6%.

O cartão de crédito foi mais uma vez apontado como o principal tipo de dívida por 79,5% das famílias endividadas, seguido por carnês (15,5%) e financiamento de carro (9,7%).

A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic Nacional) é apurada mensalmente pela CNC desde janeiro de 2010. Os dados são coletados em todas as capitais dos Estados e no Distrito Federal, com cerca de 18 mil consumidores.