Home » Notícias » Dificuldade financeira é o que mais estressa brasileiros, diz pesquisa

Dificuldade financeira é o que mais estressa brasileiros, diz pesquisa

Uma pesquisa, realizada em todo país, mostra que 52% dos entrevistados disseram ter ou já ter tido diagnóstico de estresse.

O estudo, elaborado pelo Instituto de Psicologia e Controle de Stress (IPCS), Campinas (SP), aponta que dificuldade financeira (34%), relacionamentos familiares (30%), sobrecarga de trabalho (22%) e medo do desemprego (20%) são as situações que mais afetam emocionalmente os brasileiros.

Os dados foram coletados durante 60 dias, no final de 2018, com 2,9 mil pessoas do Brasil inteiro, por meio formulário online. A ideia era identificar a autopercepção dos brasileiros sobre o estresse, e se ele considera saber lidar com o problema.

Após compilar os dados, os pesquisadores verificaram que 45,5% dos entrevistados consideram vivenciar situações de estresse mais ou muito maior do que no ano anterior.

Além disso, os relatos de estresse estão relacionados a ocorrências de doenças mentais. Em 34% dos casos, os participantes disseram que sofrem ou já sofreram de ansiedade, e 24% de depressão.Em 5% houve relatos de pânico.