Home » Notícias » Brasileiros estão menos felizes em 2019, diz pesquisa Ipsos

Brasileiros estão menos felizes em 2019, diz pesquisa Ipsos

Os brasileiros estão menos felizes neste ano em comparação com o ano passado, segundo uma pesquisa do instituto Ipsos que avaliou a felicidade da população de 20 países. No Brasil, 61% dos entrevistados consideram-se muitos felizes ou felizes – uma queda de 12 pontos percentuais em relação à última edição feita em 2018, quando o resultado foi 73%. No mundo, o índice de felicidade também caiu de 70% para 64%.

O nível de felicidade dos brasileiros está perto da média global, mas, muito abaixo do registrado em 2018. Isso mostra que algumas questões que já preocupavam o brasileiro ficaram ainda mais acentuadas e, também, que a melhora na economia, aguardada com o início do novo governo, não se concretizou. A preocupação com desemprego, por exemplo, continua muito alta no Brasil e com tendência de prosseguir.

A Austrália e o Canadá são os países que se consideram mais felizes, ambos com 86%. China e Grã-Bretanha aparecem logo em seguida, com 83%. A nação com o menor índice de felicidade é a Argentina, com 34%.

A porcentagem dos adultos felizes caiu acentuadamente em quase todos os países da América, em especial na Argentina (22 pontos percentuais), Chile (-21) e Brasil (-12). Somente Canadá (+5) e Peru (=4) registram aumento.

A pesquisa online foi realizada com 20,3mil entrevistados em 28 países, incluindo o Brasil, entre 24 de maio e 7 de junho de 2019.

Por Maria Augusta