Home » Notícias » Começam a valer este mês as novas regras para tirar CNH

Começam a valer este mês as novas regras para tirar CNH

Começam a valer neste mês de setembro as novas regras para futuros condutores tirarem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As mudanças têm impacto no uso do simulador de direção veicular no processo de formação de condutores, que passará a ser facultativo. A partir da mudança, os candidatos a condutores vão poder escolher se querem ou não utilizar o simulador durante as aulas. A nova regra determina que, ao optar pelo uso do equipamento, o aluno deve realizar aulas de, no mínimo, 50 minutos, antes das aulas práticas em veículo.

Na categoria B, dos carros, são necessárias 25 horas de aulas prática, sendo cinco delas no período noturno. Com as mudanças serão 20 horas necessárias e apenas uma hora durante à noite.

Já na categoria A serão necessárias pelo menos 20 horas-aula. Porém, tanto para a categoria A quanto para a B, ao menos 1 hora-aula precisará ser feita no período noturno. Para os motoristas de veículo ciclomotores, a carga horária mínima será de 5 horas-aula.

O ministro da infraestrutura afirmou que a medida busca reduzir a burocracia na retirada da habilitação. Estima uma redução de até 15% no valor cobrado nos centros de formação de condutores.

Por Maria de Augusta