Home » Notícias » Brasil está entre os que mais confiam em jornais e revistas, diz Ipsos

Brasil está entre os que mais confiam em jornais e revistas, diz Ipsos

A credibilidade de jornais e revistas brasileiros é a quarta maior do mundo, segundo a mais recente pesquisa global “Trust in the Media”, do Instituto Ipsos – empresa de pesquisa de mercado independente. Seis em cada dez brasileiros (65% contra uma média global de 47%) confiam nesses veículos, enquanto 8% não confiam e 23% confiam relativamente. Há, porém forte impacto da desinformação espalhada nas redes sociais no índice de confiança dos brasileiros em relação a conteúdos de qualquer fonte de informação.

Enquanto 54% no mundo acreditam que jornais e revistas são relevantes, o Brasil está em 70%, empatando com a Malásia, atrás de Índia (82%) e África do Sul (74%). A relevância no país também é alta para TV e rádio (69%) e sites de notícias e plataformas online (70%).

Além disso, 63% dos entrevistados brasileiros acreditam que jornais e revistas agem com boas intenções, e 65% sentem o mesmo sobre TV e rádio. No mundo a média é de 50%.

Por outro lado, quando o assunto é fake News, o país está entre os que mais acreditam que o conteúdo falso prevaleça em jornais e revistas (59%), mas a percepção de que notícias falsas prevalecem na internet é ainda maior, com 68% – média acima do que a global que é de 62%.

O levantamento foi feito online com 19,5 mil pessoas em 27 países entre 25 de janeiro a 8 de fevereiro de 2019.

Por Maria Augusta