Home » Destaque » Pnad Contínua – Quase um quarto dos jovens brasileiros não estuda e nem trabalha

Pnad Contínua – Quase um quarto dos jovens brasileiros não estuda e nem trabalha

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) sobre educação revelam que quase um quarto dos jovens brasileiros (23%) nem estuda nem trabalha. O percentual é ainda mais alto na faixa etária que vai dos 18 aos 24 anos, idade em que, teoricamente, deveriam estar na Universidade, chegando a 27,7%.

O levantamento também apontou que o Brasil tem 47,3 milhões de jovens, de 15 a 29 anos de idade. Do total, 13,5% estavam ocupados e estudando; 28,6% não estavam ocupados, mas estudavam; e 34,9% estavam ocupados e não estudavam.

“O fato de não estarem estudando, nem trabalhando não significa que sejam inúteis. Uma grande parte das mulheres, por exemplo, está ocupada com o trabalho doméstico, com o cuidado de idosos e crianças. Há questões de gênero importantes por trás dessa estatística”, explicou a analista da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE.

A pesquisa ressalta que elevar a instrução e a qualificação dos jovens é uma forma de combater a expressiva desigualdade educacional do país. Além disso, especialmente em um contexto econômico desfavorável, elevar a escolaridade dos jovens e ampliar sua qualificação pode facilitar a inserção no mercado de trabalho, reduzir empregos de baixa qualidade e a alta rotatividade.

Por Maria Augusta.