Home » Destaque » Escolas estaduais de SP terão 4 períodos de férias por ano a partir de 2020

Escolas estaduais de SP terão 4 períodos de férias por ano a partir de 2020

O governador de São Paulo anunciou dia 26 de abril uma mudança no calendário escolar da rede estadual de ensino a partir de 2020. A partir do ano que vem, alunos e professores das escolas estaduais terão quatro períodos de férias:

  • Uma semana em abril
  • Duas semanas em julho
  • Uma semana em outubro
  • 30 dias entre dezembro e janeiro

Mesmo com a mudança o período previsto por lei, de 200 dias letivos, permanece o mesmo. De acordo com o governo, as alterações não consistem em aumentar ou diminuir o período de férias, apenas fazer com que eles sejam redistribuídos.

O secretário da Educação do Estado diz que o objetivo é melhorar o nível de aprendizagem dos alunos. Segundo ele, longos períodos de férias em casa deixam as crianças em condições de mais vulnerabilidade.

O próximo ano letivo começa no dia 3 de fevereiro, com encerramento previsto para 22 de dezembro. Diferentemente de anos anteriores, optou-se pelo início do ano letivo em uma segunda-feira. O objetivo é facilitar a organização de famílias e equipes escolares para o retorno às aulas.

A iniciativa do Governo Estadual visa também garantir um incremento no turismo do Estado. Em dois novos períodos do ano, abril e outubro, haverá demanda para viagens em família e, no mês de julho, o período de férias será mantido mesmo com a redução de 30 para 15 dias.

Por: Maria Augusta