Home » Destaque » Governo cancela novo adiamento e horário de Verão 2018 começa dia 4 de novembro

Governo cancela novo adiamento e horário de Verão 2018 começa dia 4 de novembro

O governo decidiu manter para o próximo dia 4 de novembro o início do horário de verão, de acordo com informações da assessoria da Presidência. Não haverá, portanto, adiamento para o dia 18 de novembro, como havia sido comunicado pelo Palácio do Planalto no início deste mês.

Portanto, o horário de verão tem início dia 4/11/2018 e o seu término em 17/02/2019.

Como ajustar o início e o término do horário de verão

No início do horário de verão, à meia-noite de sábado para domingo, você deve adiantar o relógio em uma hora, ou seja, mova o ponteiro das horas para “uma hora”. Nesse ajuste você “perde” uma hora do seu tempo…

No fim do horário de verão, à meia-noite de sábado para domingo você deve atrasar o relógio em uma hora, ou seja, mova o ponteiro das horas para as “onze horas”. Você “ganha” uma hora e pode aumentar o happy-hour por pelo menos mais uma hora…

Qual a vantagem do horário de verão no Brasil

Redução do consumo de luz artificial, ou seja, da energia elétrica, principalmente, para a iluminação, e aumento das horas de lazer, visto que escurece mais tarde. Com o estabelecimento do horário de verão no Brasil há melhor aproveitamento da luz do sol o que traz benefício geral à população, seja para o lazer ou para as atividades comerciais, a indústria, o turismo e, também ganhamos com os benefícios ecológicos e a preservação do meio ambiente.

Existe economia real

Segundo o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), existe sim! No ano passado, a medida possibilitou uma economia de R$ 162 milhões. Para este ano, no entanto, a expectativa é um pouco menor. Ainda assim, estima-se que cerca de R$ 147,5 milhões sejam economizados por causa da redução do uso de energia de termelétricas. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a redução da demanda máxima de energia no horário de pico (entre 18h e 21h) deverá ser 3,7% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e de 4,8% no Sul com a mudança de horário.

Estados em que se aplica o horário de verão

O horário de verão no Brasil é aplicado por decreto nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, ou seja, nos seguintes estados; Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Por Maria Augusta