Home » Notícias » 4,8 milhões de pessoas desistiram de procurar emprego

4,8 milhões de pessoas desistiram de procurar emprego

Pesquisa por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua, divulgada dia 16 pelo IBGE, mostra que cerca de 4,8 milhões de pessoas, acima de 14 anos, desistiram de procurar emprego no segundo trimestre deste ano por desalento. É o maior número de desalentados da série histórica da Pnad, iniciada em 2012.

No trimestre, foi recorde também o percentual de brasileiros que está buscando emprego há mais de dois anos: 3,162 milhões de pessoas, ou 24,4% daqueles que procuraram trabalho. A dificuldade para encontrar uma vaga é uma das razões que leva a pessoa ao desalento.

Ainda no trimestre, a taxa de subutilização da força de trabalho, que inclui os desempregados, os desalentados e pessoas que gostariam de trabalhar mas não procuraram emprego foi de 24,6%, o que representa 27,6 milhões de pessoas, informou o IBGE.

O cenário do mercado de trabalho é pior na região Nordeste, onde a taxa de desemprego foi de 148% no segundo trimestre. Lá, também, estão as maiores taxas de desalento do país, de 16,2% – em Alagoas, chega a 16,6%; no Maranhão, a 16,2%.

No Sudeste, a taxa de desemprego é de 13,2%, puxada pelo Rio, com 15,4%. Em São Paulo, foi de 13,6% em junho.

Por Maria Augusta