Home » Artigos SAAESP » Pesquisa da CNT revela descrença dos brasileiros nas reformas

Pesquisa da CNT revela descrença dos brasileiros nas reformas

Tem sido veiculada pela mídia análises dos seis meses de aplicação da Lei 13.467/17, cujo objeto foi a Reforma Trabalhista pretendendo atualizar a CLT, gerar mais empregos e segurança jurídica para as relações contratuais. No entanto, dados comprovam que as expectativas da Reforma Trabalhista não condizem com a realidade.

Recente pesquisa realizada pela CNT─ Confederação Nacional dos Transportes mostra o descrédito da sociedade brasileira em relação às reformas Trabalhista e Fiscal ocorridas nesse governo. Ainda que o foco da pesquisa tenha sido as eleições de 2018, também foram abordadas a situação do emprego, da renda mensal e das condições de saúde, segurança e da educação.

Não há esperança da sociedade quanto à criação de empregos, nem tampouco quanto ao aumento de renda, segundo a pesquisa.

Dentre os entrevistados, 31,5% acham que vai piorar a criação de empregos nos próximos seis meses (em março o percentual era 31%); 21,7% acham que a criação de emprego vai melhorar (em março o percentual era 28,9%). Mais da metade dos entrevistados (59,3%) acham que a renda mensal não sofrerá alteração; 20,6% acham que a renda pode aumentar nos próximos 6 meses (em março esse percentual era de 23,3%) e 16,5% acham que haverá diminuição da renda.

Quanto à saúde, educação e segurança pública a descrença dos brasileiros persiste. No que se refere à saúde 42,9% acham que, nos próximos seis meses, permanecerá como está; 35,6% disseram que vai piorar e 18,5% acham que a saúde poderá melhorar. No quesito educação os dados revelam que 21% dos entrevistados acham que pode melhorar; 28,8% acham que vai piorar e 46,6% acham que a educação ficará do mesmo jeito. Na segurança pública 41,9% acham que vai piorar; 17,9% acham que pode melhorar e 37,2% acham que permanecerá como está.

Nota-se que há precarização do Estado na prestação de serviços públicos em saúde, educação e segurança. A austeridade fiscal também interfere nos investimentos e, obviamente, os setores mais carentes sofrem mais com isso.

Essa pesquisa da CNT que ouviu 2002 pessoas, entre os dias 9 e 12 de maio de 2018 em todo o país, revela a descrença dos brasileiros nas reformas.

Por Maria Augusta