Home » Artigos SAAESP » Febre amarela avança no Brasil

Febre amarela avança no Brasil

É muito preocupante o crescente registro de novos casos de febre amarela e de mortes pela doença.

A vacinação é considerada pela Organização Mundial da Saúde a forma mais importante de prevenir a febre amarela; sendo que a dose completa da vacina dura a vida toda e a fracionada valerá por nove anos, aproximadamente.

O efeito protetor da vacina ─ cuja ação estimula o organismo a produzir sua própria proteção contra o vírus ─ ocorre a partir do décimo dia após ter sido aplicada. É indicada para pessoas entre 9 meses e 60 anos que habitam em áreas urbanas e vão viajar para áreas de risco.

É contraindicada para gestantes; mulheres que estão amamentando; crianças até seis meses; pessoas com mais de 60 anos; pessoas imunodepressivas, tais como pacientes oncológicos e portadores de doenças crônicas devendo ser avaliadas pelo médico situações em que deveriam ser vacinadas: quais os benefícios e riscos. Pessoas com história de reações alérgicas, após ingerirem ovo, podem receber a vacina sob supervisão médica.

Conforme tem sido divulgado pela mídia, as principais localidades em que a vacina contra a febre amarela é indicada são as regiões de matas e rios de todos os estados das regiões Norte e Centro-Oeste; estado do Maranhão; sudoeste do Piauí; oeste e extremo-sul da Bahia; estado de Minas Gerais; estado de São Paulo; norte do Espírito Santo e estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

São Paulo, bem como Bahia e Rio vão reforçar a vacinação. Todo o estado de São Paulo está sendo considerado área de risco, pela Organização Mundial da Saúde, uma vez que contabiliza a maior parte dos casos desde julho de 2017 até 14 de janeiro (20 casos, 11 óbitos). A Secretaria de Saúde do Estado decidiu adotar a versão fracionada da vacina.