Home » Artigos SAAESP » Outubro Rosa: Você faz o autoexame das mamas?

Outubro Rosa: Você faz o autoexame das mamas?

É tão grande a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama para salvar milhares de vida, que a conscientização vem sendo intensificada por diversos segmentos da sociedade e instituições.

“Outubro Rosa” já se tornou uma tradição no Brasil e no mundo inteiro, quando é feita a campanha internacional, anual, de mobilização e conscientização sobre o cuidado, a prevenção e diagnóstico no câncer de mama; sobre o tratamento e cura; além de oferecer apoio e informações àqueles acometidos por esta doença.

Palestras, caminhadas, campanhas educativas de alerta e orientação, entre outras ações, ocorrem em maior número no mês de outubro. Como símbolo da luta contra o câncer de mama é adotado, mundialmente, o laço rosa.

O SAAESP deixa, portanto, o alerta para que as mulheres sempre estejam atentas a qualquer mudança que notar nas mamas e procurar imediatamente um especialista; bem como, incentiva para que façam com frequência o autoexame. Porém, alerta ainda para a importância da mamografia. Homens também podem ter câncer de mama, embora isso ocorra menos frequentemente. Assim, é igualmente importante que estes procurem um médico se notarem qualquer mudança nas mamas.

Por Maria Augusta