Home » Notícias » Governo recua sobre enquete e decide manter o horário de verão 2017

Governo recua sobre enquete e decide manter o horário de verão 2017

O Ministério das Minas e energias confirmou a manutenção do horário de verão para este ano. O governo avaliou que não haveria tempo hábil para fazer uma consulta à população sobre o assunto para tomar uma decisão válida para este ano.

A enquete, no entanto, será realizada, mas com mais tempo para que a população possa opinar e para que o governo possa avaliar os resultados e deliberar sobre a questão.

Pela regra atual, o horário de verão entra em vigor no terceiro domingo de outubro (15) e termina no terceiro domingo de fevereiro (dia 19/02/2018). A mudança vale para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O governo cogitou acabar com o horário de verão neste ano no Brasil após estudos realizados pela ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) indicarem que a iniciativa não é mais eficaz do ponto de vista econômico como em anos anteriores. Eles mostram que o consumo de eletricidade pela população está sendo mais influenciado pela luminosidade e temperatura do que pelo horário.

O programa foi instituído pela primeira vez no Brasil no verão de 1931/1932 e vem sendo adotado continuamente desde 1985. Segundo o governo, a economia com a última edição do horário (entre outubro/2016 e fevereiro/2017) foi de R$ 159,5 milhões. Esse valor, considerado baixo pelo setor elétrico, é decorrente da redução do uso de usinas térmicas para complementar a demanda por energia. Na edição anterior (2015/2016) foram poupados R$ 162 milhões.

Por Maria de Fátima