Home » Notícias » Sete em cada dez brasileiros se dizem contrários à reforma da Previdência, revela pesquisa Datafolha

Sete em cada dez brasileiros se dizem contrários à reforma da Previdência, revela pesquisa Datafolha

O Instituto Datafolha divulgou dia 1° de maio resultados da pesquisa que ouviu 2.781 pessoas nos dias 26 e 27 de abril, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, sobre a reforma da Previdência, apurando que sete em cada dez brasileiros entrevistados se dizem contrários.

A maioria é contrária à reforma da Previdência, a saber: 71% dos entrevistados. Apenas 23%, dentre os entrevistados, defendem a reforma; 5% não sabem e 1% é indiferente.

Segundo essa pesquisa, a rejeição é maior entre os mais escolarizados, sendo os índices: 76% entre os que têm ensino superior; 73% entre os que têm ensino médio e 64% entre os que têm ensino fundamental.

O Datafolha também pesquisou os principais pontos de crítica do público que foi ouvido, sendo apontados: contribuição de 40 anos exigida para receber aposentadoria integral (60%); idade mínima de 65 anos para homens (27%); idade mínima de 62 anos para mulheres (25%); todas essas propostas da reforma (23%).
A pesquisa revelou ainda que, para a maioria, professores (54%), policiais (55%) e militares (58%) deveriam ter as mesmas regras de aposentadoria.

Ao questionar os entrevistados também sobre a reforma trabalhista o Datafolha detectou os seguintes resultados: 64% consideram que privilegia mais os empresários que os trabalhadores; 21% consideram que o trabalhador será mais beneficiado. Enquanto 58% acham que terão menos direitos com a reforma trabalhista, 21% acham que terão os mesmos direitos que hoje e 11% acham que terão mais direitos.