Home » Notícias » Pesquisa do Ministério da Saúde revela crescimento do número de obesos na população do Brasil

Pesquisa do Ministério da Saúde revela crescimento do número de obesos na população do Brasil

De acordo com os dados da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde a obesidade passou de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016, atingindo um em cada cinco brasileiros. E mais da metade da população está com peso acima do recomendado (índice passou de 42,6% em 2006 para 53,8% em 2016).

Os resultados foram divulgados dia 17/4/17 e a pesquisa ocorreu no período de fevereiro a dezembro de 2016, com 53.210 pessoas maiores de 18 anos das capitais brasileiras.

O Índice de Massa Corporal (IMC) além de classificar o indivíduo com relação ao peso, também é um indicador de risco para a saúde e tem relação com várias complicações metabólicas. A Vigitel diferencia excesso de peso de obesidade. A pessoa com IMC igual ou maior que 25 kg tem excesso de peso. IMC igual ou maior que 30 kg/m2 indica obesidade.

A pesquisa mostra que o excesso de peso é mais prevalente entre homens. A obesidade apresenta indicadores semelhantes entre o público feminino (19,6%) e masculino (18,1%).

A pesquisa também traz um retrato sobre a saúde do brasileiro na última década, com dados sobre diabetes, hipertensão, excesso de peso, obesidade, entre outros. Doenças crônicas avançam: aumento de 61,8% de diabetes; aumento de 14,2% de hipertensão.

Diabetes e hipertensão são mais prevalentes entre as mulheres. Dentre as entrevistadas, 9,9% das mulheres disseram ter diabetes; e, entre os homens, 7,8%. Relataram ter hipertensão 27,5% das mulheres e entre os homens, foram 23,6%.

Não só ao avanço de idade da população pode ser atribuído o aumento dos indicadores, mas também à mudança de hábitos alimentares (por exemplo, redução do consumo regular de arroz e feijão), mesmo que tenha ocorrido pequena elevação no consumo regular de frutas e hortaliças. Os resultados dessa pesquisa apontam para o fato de que o Brasil passa por uma transição do ponto de vista nutricional, que antes era de desnutrição e agora aparece entre os países com altas prevalências de obesidade.

É indispensável e urgente, portanto, que todos repensem hábitos de alimentação, deixem de ser sedentários e monitorem a própria saúde. E, por sua vez, que os órgãos governamentais se empenhem e invistam em políticas públicas de orientação e de assistência à saúde dos brasileiros.