Home » Notícias » Pesquisa realizada pela CNI revela que a falta de segurança pública tem levado 70% da população a mudar seus hábitos

Pesquisa realizada pela CNI revela que a falta de segurança pública tem levado 70% da população a mudar seus hábitos

Falta de segurança pública restringe cada vez mais o uso das cidades pela população. Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com 2.022 pessoas, feita em 141 municípios entre os dias 1 e 4 de dezembro de 2016, mostra que 70% dos brasileiros mudaram seus hábitos.

Essa situação levou sete em cada dez brasileiros (71’%) a alterarem ao menos um hábito que limita o uso da cidade, como deixar de circular por alguns bairros/ruas (51%), evitar sair à noite (55%), mudar o trajeto de casa para o trabalho ou para a escola (52%), sem contar mudança de residência e de escola dos filhos, realidade para 12% e 10% dos ouvidos, respectivamente, entre outros.

De acordo com a mesma pesquisa, 40% das famílias tiveram alguma vítima de furto, agressão ou assalto nos últimos 12 meses. Também no período de um ano, 8 em cada 10 brasileiros presenciaram situações de exposição de violência.

O cuidado para não ser mais uma estatística passa a ser prioridade. Até hábitos corriqueiros sofreram mudanças e 26% das pessoas responderam que modificaram a forma de se vestir para tentar evitar a violência.

O medo da violência altera o modo de vida e impacta no bolso dos brasileiros. Dos entrevistados, 76% contrataram serviços ligados à segurança privada, como instalação de alarmes, grades e trancas, compraram armas ou contrataram seguros contra roubo ou furto.

A certeza da impunidade é motivo para o aumento da criminalidade e 85% defendem a redução da maioridade penal para 16 anos.