Home » Notícias » Campanha da vacinação contra gripe teve início dia 17

Campanha da vacinação contra gripe teve início dia 17

A Campanha de Vacinação Contra a Influenza começou dia 17 de abril, anunciou o Ministério da Saúde. Este ano a novidade é a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no SUS.

A Campanha vai até 26 de maio e o dia da mobilização nacional está marcado para 13 de maio, quando cerca de 65 mil postos em todo o território nacional estarão abertos.

A meta é vacinar 54 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários. O ministério adquiriu 60 milhões de doses para a imunização de crianças de 6 meses e menores de 5 anos, puérperas, idosos a partir dos 60 anos, profissionais da saúde, portadores de doenças crônicas, a população indígena e carcerária.

A vacina que chega aos postos de saúde de todo o país é a trivalente que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul: O A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B.

A Campanha de Vacinação de 2017 começou um pouco mais cedo que a de 2016. Ainda assim, é importante se prevenir. Quem tomou a vacina no ano passado deve atualizar a dose, já que a proteção tem efetividade de um ano e vai enfraquecendo com o tempo. Além disso, o vírus é mutável.

A vacinação contra a gripe é uma das mais efetivas para a prevenção da Influenza grave e suas complicações.