Home » Notícias » Brasil fica estagnado em 79ª em ranking de desenvolvimento humano da ONU

Brasil fica estagnado em 79ª em ranking de desenvolvimento humano da ONU

O IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, é uma medida importante da ONU para avaliar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico de uma população. As notas são dadas a partir da avaliação de três quesitos: saúde, educação e rendimento. O objetivo da criação do IDH foi oferecer um contraponto a outro indicador muito usado, o PIB per capita, que leva em conta tão somente a dimensão econômica do desenvolvimento.

A ONU – Organização das Nações Unidades divulgou no dia 21 de março que é a primeira vez desde 2004 que o Brasil fica estagnado no IDH – Índice de Desenvolvimento Humano. Relatório das Nações Unidas revela que o país alcançou o indicador 0,754, de uma escala de 0 a 1. O mesmo obtido no ano anterior. Com esse desempenho, ele se mantém na 79ª posição no ranking – entre 188 países e territórios – empatado com a Ilha de Granada, no Caribe.

O resultado do IDH é fruto do cruzamento de dados de vários organismos nacionais e internacionais, como a Organização Mundial da Saúde – OMS. A Noruega que encabeça a lista, por exemplo, saltou de 0,944 pontos para 0,949 entre 2014 e 2015; por outro lado, a República Centro-Africana aparece no último lugar.

O Brasil aparece atrás de países como Chile, Argentina e até da Venezuela. Mas está à frente de países como China e Índia, que integram os Brics.

O desempenho brasileiro é reflexo da crise econômica que o país já enfrentava em 2015, ano da coleta dos dados do relatório.