Home » Artigos SAAESP » Corrupção – Brasil caiu três posições em ranking internacional dos países mais limpos

Corrupção – Brasil caiu três posições em ranking internacional dos países mais limpos

Os casos de corrupção no Brasil já não espantam mais os brasileiros que, mesmo sem querer, acabaram se acostumando com escândalos sendo divulgados pelos jornais. O problema deixou o país no 79º lugar de um ranking que avalia a percepção da corrupção do mundo, conforme divulgado no dia 25 de janeiro pela ONG Transparência Internacional.

Segundo a ONG, tecnicamente não houve uma alteração no posicionamento do Brasil em relação a 2015, quando o país esteve em 76º lugar, já que nesta edição foram considerados 176 países, uma amostra maior do que o levantamento passado com 168 nações.

A estagnação no ranking se deve a percepção internacional de que o Brasil não melhorou no combate à corrupção mesmo com o processo de impeachment que retirou Dilma da Presidência da República.

As notas dadas aos países vão de 0 a 100. Quanto maior a nota, mais transparente é o país. A nota do Brasil foi de 40 pontos, mesma pontuação alcançada pela China e Índia. Países como Senegal, Namíbia, Turquia e Chile estão à frente da nação brasileira.

A liderança do ranking pertence à Nova Zelândia e Dinamarca, que tem cada um, 90 pontos. A Finlândia aparece em terceiro lugar (89 pontos), seguido da Suécia (88 pontos) e da Suíça (86 pontos).