Home » Artigos SAAESP » Campanha Novembro Azul

Campanha Novembro Azul

O objetivo da campanha Novembro Azul é conscientizar homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O movimento surgiu na Austrália em 2003, em 17 de novembro, dia mundial de combate ao câncer de próstata e vem sendo realizado no mundo todo por entidades médicas. No Brasil, neste ano, a campanha foi lançada oficialmente no dia 1 de novembro no 35°. Congresso Brasileiro de Urologia, no Rio de Janeiro.

Em 2016, mais de 61 mil novos casos da doença serão registrados no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Por ano, são mais de 13 mil mortes: uma a cada 40 minutos. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens; o primeiro é o de pele.

Ao longo do mês serão realizadas ações em todos os Estados brasileiros, que contemplam a iluminação de pontos turísticos e movimentos, palestras informativas para leigos, intervenção em locais de grande circulação, além do VIII Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem, que será realizado no dia 17 de novembro – Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata – na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A edição deste ano vai ampliar sua abordagem. Com o mote “De Novembro a Novembro Azul – Movimento permanente pela saúde integral do homem”, a campanha vai orientar sobre o câncer de próstata e alertar o homem sobre a importância de cuidar de sua saúde.

Seja você também um agente multiplicador da divulgação dessa Campanha Novembro Azul.