Home » Notícias » HORÁRIO DE VERÃO

HORÁRIO DE VERÃO

O horário de verão começa na madrugada de sábado (15) para domingo (16) de outubro de 2016, e termina na madrugada de sábado (18) para domingo (19) de fevereiro de 2017.

Para quem gosta deste horário no qual os dias ficam mais longos, é um bom momento de aproveitar para fazer caminhadas, conversar com os amigos e aproveitar o calor de verão, economizando energia.

Durante a primavera e o verão, em grande parte do Brasil, os dias são mais longos do que as noites, ou seja, o sol surge mais cedo (alvorecer) e põe-se mais tarde (entardecer). Para aproveitar melhor a luz natural foi instituído o adiantamento do relógio em uma hora em relação ao horário legal nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

Hoje, aproximadamente 30 países utilizam o horário de verão em pelo menos parte de seu território. E muito embora o nome faça referência a uma estação do ano, as datas de início e fim do horário de verão não são definidas por critérios astronômicos.

Sempre que começa um horário de verão, isto é, quando se subtrai uma hora do dia, adiantando os relógios em uma hora, causamos um desconforto físico (por afetar o relógio biológico) e psicológico (por causar a sensação de perda de tempo). Quando ele termina, ao contrário, temos essa hora que nos foi tomada de volta e a ilusão de um dia com 25 horas. É uma ilusão porque na verdade estamos apenas nos reajustando à natureza.

Passado o horário de verão os consumidores ainda podem colaborar para que o consumo de energia seja reduzido, adotando medidas simples no dia a dia. Algumas dicas são conhecidas dos consumidores como apagar a luz ao sair de um ambiente; usar lâmpadas fluorescentes compactas; preferir luz natural durante o dia e desligar o chuveiro enquanto se ensaboa.